Quando devo ir ao oftalmologista?
Nossos olhos devem receber os mesmos cuidados das demais partes do nosso corpo. Uma das maiores causas de prejuízos a visão são geradas pela falta de
check-ups com um oftalmologista.
O mito que muitas pessoas acreditam é que consultar o médico dos olhos é tarefa apenas de quem usa óculos de grau. Isso está completamente errado, mesmo que você não tenha nenhum problema de visão e não sinta nenhum desconforto, é de suma importância a regularidade de exames clínicos para que seja verificada a saúde dos seus olhos.
Para quem não conhece, como já mencionamos, o médico responsável pela saúde dos olhos é o oftalmologista. É ele quem examina e trata as patologias oculares, entre elas podemos citar a miopia, astigmatismo, catarata, hipermetropia e glaucoma. A ida ao médico regularmente é muito importante para o diagnóstico precoce de doenças, aumentando as chances de recuperação e afastando a possibilidade de perda da visão.
Uma informação que muitas pessoas não sabem é a de que o oftalmologista também é responsável por diagnosticar doenças na região próximas aos olhos.
E aí, quando devo começar a ir no oftalmologista?
Então, o ideal é iniciar as visitas ao médico desde o pré-natal, é nesse período que poderão ser diagnosticadas doenças na mãe que podem prejudicar o desenvolvimento da visão do bebê. Assim que nascem os bebês são submetidos a alguns testes para verificar problemas que podem ser congênitos.
Após os “primeiros passos” aconselhamos a ida ao médico anualmente para quem apresenta alguma doença oftalmológica. Já quem não possua nenhum tipo de problema na visão, caso não seja possível ir anualmente, é aconselhável ir no máximo de cinco em cinco anos. Porém, quando a pessoa atingir os quarenta anos de idade, obrigatoriamente a frequência dos exames de rotina deverá ser de um ano.
Cuide da sua visão, a final “Os olhos são a janela da alma” !
Rio Grande da Serra
Política de Privacidade – Termos e Condições – Acesso a Dados
Direitos Reservados Óticas Maravilha® 2020