5 Sinais de que você preciso fazer um exame oftalmológico
Por conta da correria em que vivemos, nem sempre temos tempo de perceber, o quanto antes, quando o nosso corpo pede cuidados, não é mesmo?
Geralmente, só procuramos ajuda médica quando chegamos ao ápice das dores e desconfortos.
No entanto, ao se tratar da saúde da nossa visão, é necessário um respaldo ainda maior para que não seja tarde demais.
De acordo com a Associação Americana de Optometria (AAO), os exames oftalmológicos devem ser feitos uma vez ao ano. Porém, existe uma série de problemas que talvez exijam que você procure um médico com maior frequência.
Se você não possui o costume de fazer exame oftalmológico todos os anos, seus olhos provavelmente começarão a te informar que precisam de cuidados.
Esfregar muito os olhos, segurar coisas o mais longe possível, ou o mais próximo, do seu rosto para enxergá-las pode ser um dos principais sinais de problemas com a visão.
Para te ajudar, listamos abaixo cinco sinais de que você precisa de um exame oftalmológico.
Dores de cabeça e ao redor dos olhos
Dores na região frontal da cabeça ou ao redor dos olhos podem indicar que você precisa fazer um exame oftalmológico, seja porque seus óculos de grau precisam ser trocados ou porque você terá que usá-los.
As enxaquecas oculares podem fazer com que você perceba ziguezague ou pequenos pontos brilhantes que embaçam sua visão.
Uma dor de cabeça acompanhada de visão turva em um ou nos dois olhos pode indicar o surgimento da neurite óptica (nervo óptico inchado), por exemplo.
Os distúrbios visuais podem indicar algo mais grave, como ruptura da retina ou a falta de suprimento de sangue para a retina ou nervo óptico.
Em qualquer caso, procure um médico quanto antes, pois isso é uma emergência. Na grande parte das vezes, os problemas mais sérios têm muito mais do que apenas sintomas visuais.
Mesmo apertando os olhos, ainda enxerga tudo sem foco
Mudanças na visão podem significar coisas diferentes. Por exemplo, para uma criança, a dificuldade de ler o quadro, geralmente, indica o desenvolvimento da miopia. Para um adulto, a dificuldade de enxergar placas nas ruas pode ser um sinal de que os óculos de grau precisam ser trocados ou que há alteração na saúde ocular.
À medida que as pessoas envelhecem, fica mais difícil enxergar bem: as luzes não são mais tão brilhantes, os braços ficam mais curtos, etc.
Isso quer dizer que você precisa de uma correção, seja para ver o que está longe ou perto.
Sempre que você perceber que sua visão mudou, faça um exame para garantir que seus olhos permaneçam saudáveis.
Pode não ser nada, possa ser que você precise de uma nova receita para seus óculos ou indicar algo mais sério.
Olhos secos
Os olhos secos podem levar a uma série de problemas, desde a visão turva a um lacrimejamento. À medida que envelhecemos, nossos olhos tendem a parecer mais secos.
Apesar de parecer simples e comum, isso também precisa ser tratado. Estima-se que cerca de 17.2 milhões de pessoas foram diagnosticadas com olhos secos em 2019 apenas nos Estados Unidos.
Qualquer tipo de secreção ocular, vermelhidão ou mudanças no comportamento ocular precisa ser consultado por um oftalmologista.
Dificuldade de enxergar à noite
Se você está sentindo dificuldade em ler placas à noite, pode ser que a sua visão esteja prejudicada.
Olhos irritados com luzes, com a tela do computador ou do celular, também indicam problemas oculares.
Por isso, a consulta com o oftalmologista te ajudará a entender o problema e somente ele poderá prescrever óculos com revestimentos anti-reflexo.
Para quem passa muitas horas do dia em frente à tela do computador, recomenda-se, também, lentes de filtragem de luz azul.
No entanto, se o desconforto causado pelo brilho persistir, mesmo com o uso dos óculos indicados pelo oftalmologista, isso pode indicar catarata, principalmente em pessoas acima de 50 anos.
Por isso, somente o médico conseguirá identificar o desenvolvimento da doença, para, assim, sugerir uma cirurgia para a remoção da lente defeituosa e substituí-la por uma lente intra-ocular.
Não se lembra da última visita a um oftalmologista
Como dissemos no início deste artigo, a Associação Americana de Optometria (AAO) recomenda que você vá a um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano.
Porém, muitas pessoas acham que se não houve problemas ou ferimentos nos olhos, não é necessário de um exame todo ano.
Por isso, é preciso confiar em seu próprio médico para lhe dizer com que frequência você deve fazer consultas, pois somente ele poderá dar exatidão.
Pergunte a cinco diferentes oftalmologistas sobre a frequência nas consultas e cada um deles dará uma resposta diferente.
Certifique-se de que as coisas estão normais e saudáveis e que não houve mudanças na sua saúde ocular.
Existem algumas doenças oculares que surgem sem alterações na visão e sem dores.
Uma coisa é certa: crianças devem passar por consultas todos os anos, assim como pacientes diabéticos.
Bônus
Após perceber que você precisa de cuidados profissionais para sua visão, escolha bem seu oftalmologista.
Essa é uma decisão importante, afinal, você precisará confiar nele para proteger seus olhos. Somente um oftalmologista poderá te ajudar a manter a saúde da sua visão.
Um fator importante a ser considerado ao escolher o melhor responsável pelo seu exame oftalmológico é a recomendação por familiares, amigos ou colegas.
As indicações feitas por pessoas em que você confia, geralmente, é a melhor maneira de encontrar o oftalmologista ideal para você.
Agora é com você!
Agora que você já sabe quais são os principais sinais de que você precisa fazer um exame oftalmológico, é a hora de manter sua visão saudável.
Deixa aqui nos comentários quantas vezes você consulta um oftalmologista e o que você faz para manter uma boa relação com os seus olhos.
Rio Grande da Serra
Política de Privacidade – Termos e Condições – Acesso a Dados
Direitos Reservados Óticas Maravilha® 2020